Você Técnico, Tecnólogo ou Engenheiro, e principalmente de nível básico uma boa notícia: A Petrobras vai investir US$ 3 bilhões no Espírito Santo. Essa notícia que saiu no Jornal Gazeta (ES) só reforça o que já mencionei anteriormente sobre as diversas oportunidades que surgirão com o progresso da indústria petrolífera, quem deseja agarrar uma dessas oportunidades deve se qualificar o quanto antes. Segue abaixo a reportagem.
Neste ano, a previsão da Petrobras é de que serão investidos no Estado US$ 3 bilhões, conforme informação do gerente geral da Petrobras no Espírito Santo, Luiz Robério Silva Ramos. Os recursos serão investidos em diversas obras da empresa.
Além dos 1,1 mil postos de trabalho que serão criados pelas empresas que prestam serviços para as grandes petroleiras, a estatal prevê a criação de mais 600 vagas. Hoje, o setor de petróleo responde por cerca de 20 mil empregos diretos e indiretos.
Ainda no primeiro semestre, a Petrobras aumentará a produção no pré-sal com a entrada em operação de poços nos campos de Cachalote e Baleia Franca, no Parque das Baleias, no Litoral Sul. O incremento será feito por meio de um navio-plataforma com capacidade para extrair 100 mil barris por dia de óleo e gás. O navio está sendo reformado em Cingapura e, até o início do ano passado estava produzindo no campo de Golfinho.
Hoje, a produção do pré-sal é feita pela plataforma P-34 somente no campo de Jubarte, também no Parque das Baleias. São produzidos uma média de 20 mil barris por dia no pré-sal. Mas, a capacidade da Petrobras chegará a 120 mil com a entrada em operação do FPSO Capixaba.
No primeiro semestre deste ano, ainda, começará a operação da Unidade de Tratamento de Gás Sul Capixaba (UTC Sul), instalada em Ubu, Anchieta. Serão tratados 2,5 milhões de m3 de gás por dia. Em meados deste ano, será concluída a última etapa da Unidade de Tratamento de Gás de Cacimbas (UTGC), em Linhares, que processará de 15 milhões a 18 milhões de m3 de gás por dia.
Outros investimentos da Petrobras serão iniciados ou terão continuidade neste ano. Em Aracruz, a estatal já iniciou a construção de um terminal para embarque de gás de cozinha (GLP), em Barra do Riacho. Em Ubu, Anchieta, a empresa estuda a construção de um terminal portuário para apoio às plataformas e já definiu a construção de um gasoduto que ligará o Parque das Baleias à UTG de Cacimbas, em Linhares.
O que a indústria quer?
As profissões em alta são:
Nível Básico: Estão em alta funções como as de armador; carpinteiro; operador de escavadeira; operador de trator; pedreiro; caldeireiro; encanador; isolador; mecânico ajustador; montador; operador de escavadeira; pintor; revestidor; soldador de estrutura; ajudante de cozinha; auxiliar de movimentação de carga; caldeireiro.
Técnico: Com formação técnica, os profissionais com formação de supervisão são muito demandados em vários segmentos: supervisor técnico de pintura e isolamento; supervisor técnico de saúde meio ambiente e segurança; eletrônica; eletrotécnica; desenhista; projetista de Arquitetura Naval; desenhista projetista de equipamento de embarcação; eletricista de manutenção; projetista de estruturas metálicas; projetista de instrumentação/automação; projetista de tubulação; projetista eletricista; técnico em planejamento offshore; turbomáquina com ênfase em instrumentação.
Médio: Chefe de linha; eletricista; encarregado de andaime; curvamento; elétrica/ estrutura/ instrumentação/ montagem mecânica; projetista; supervisor de diversos segmentos; desenhista de vários segmentos; profissional de planejamento; assistente de logística; cozinheiro; operador de movimentação de carga; operador de sonda de perfuração; operador de sonda de produção; padeiro/ confeiteiro; plataformista. [...]
Espero que esse artigo seja de grande proveito para os que buscam por uma oportunidade nessa indústria tão rentável.
Abraços e bom final de semana!
Nenhum comentário:
Postar um comentário