A Petrobrás anunciou que em 2011 iniciará a busca por uma nova fonte de petróleo, desta vez na margem equatorial brasileira, que compreende além do Estado do Piauí, os vizinhos Ceará, Maranhão e também o Pará. Até o próximo ano, os estudos sísmicos que já foram iniciados nesta região deverão ser concluídos e a campanha de perfuração dos poços logo terá início.
Meus amigos cada dia que passa tenho a plena convicção de que o Nordeste crescerá muito com a exploração de petróleo e gás, principalmente o meu querido Piauí, que por alguns foi considerado como terra sem valor, agora aparece no cenário nacional da indústria petrolífera. Fiquei muito feliz em saber que pesquisas estão sendo realizadas desde o litoral até os cerrados piauienses e como a região tem a mesma condição geológica do local onde foi encontrado gás no Maranhão, é muito provável que exista petróleo e gás no Piauí. Veja o que disse o Secretário Estadual de Planejamento do Piauí, Sérgio Miranda sobre a recente descoberta de gás na Bacia do Parnaíba no município de Balsas, no Maranhão, o qual aponta para a existência do mesmo combustível no Piauí.
"É muito provável que a gente também encontre gás no Piauí. Na prática é uma mesma área, as regiões têm características muito parecidas e é muito provavelmente que se encontre inclusive petróleo, mas não se pode apostar quantidade ou qualidade - que é muito importante - há uma estimativa que a reserva de gás é grande, mas não há quanto ao petróleo", disse Sérgio Miranda.
O Secretário aponta que a descoberta traz riqueza para a economia do Piauí. “Primeiro com as empresas que vem para extrair o gás, vamos ter gasoduto, refinarias, trabalho e gerando emprego para o Estado. E em segundo os royalties concedidos ao Governo Estadual e Federal”, explicou Sérgio Miranda.
Fonte: Clicapiaui
Nenhum comentário:
Postar um comentário