Pesquisar este blog

24 de novembro de 2010

Entenda o que é a Camada Pré-Sal

Apesar do assunto já ter sido muito falado, devido aos grandes debates que ocorrem sobre a sua regulamentação e pela mudança da distribuição dos royalties para os estados produtores, ainda há pessoas que não sabem exatamente o que significa essa descoberta e a representatividade dela para nosso país, por isso desejo explicar aqui o que é a camada pré-sal.

A descoberta de petróleo e gás na camada pré-sal é um marco na indústria mundial do setor e no desenvolvimento do nosso país. Os primeiros resultados apontam para volumes expressivos. Para se ter uma idéia, só a acumulação de Tupi, localizada na Bacia de Santos, tem volumes recuperáveis estimados entre 5 e 8 bilhões de barris de óleo equivalente, o que representa aproximadamente 50% das reservas atuais (15 bilhões de boe).

O que é o Pré-Sal?
É uma área gigantesca de reservas de petróleo e gás natural encontrada numa profundidade que superam os 7 mil metros, abaixo de uma extensa camada de sal que, segundo geólogos, conservam a qualidade do petróleo, que está dentro da classe leve.

É preciso passar por uma profundidade de 2.400km de lâmina d'água. No subsolo do mar a primeira camada de rochas sedimentares é chamada de pós-sal e tem cerca de 1km. Além disso o grande desafio é perfurar uma rocha de sal com 2km d espessura até chegar no preciso reservatório.

Com 800km de extensão e 200km de largura a camada pré-sal se distribui pelas Bacias de Santos, Campos e Espírito Santo e vai desde o litoral de Santa Catarina até o do Espírito Santo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário