Pesquisar este blog

15 de novembro de 2010

Engenharia Ambiental

Meus amigos hoje venho falar de mais uma profissão em alta no mercado e com um futuro brilhante. Falo da Engenharia Ambiental, aliás, todas as profissões voltadas ao Meio Ambiente estão em alta. Vejam na íntegra...



Atualmente o mundo está voltado para a preservação ambiental, o que faz com que as profissões relacionadas ao assunto estejam bem cotadas nas universidades. Com o fortalecimento da preocupação ambiental e o endurecimento das leis relativas a Meio Ambiente estão aparecendo boas oportunidades de trabalho para profissionais graduados em Engenharia Ambiental.
O engenheiro ambiental atua na preservação da qualidade da água, do ar e do solo a partir do diagnóstico, manejo, controle e recuperação de ambientes urbanos e rurais. As funções do profissional dessa área incluem investigação, avaliação, adaptação e implantação de sistemas de produção ambientalmente viáveis, recuperação de áreas degradadas, diminuição e monitoramento dos processos e atividades causadores de impactos ambientais. É ele, também, quem prepara empresas e organizações para receber licenças ambientais de funcionamento.


O mercado de trabalho do engenheiro ambiental é bastante promissor. A formação multidisciplinar é essencial - como o currículo inclui disciplinas das áreas de Exatas e Biológicas, ele está capacitado para participar de todas as etapas necessárias à resolução ou minimização de problemas ambientais.

O profissional pode diagnosticar problemas, propor soluções, participar da elaboração de projetos ambientais e acompanhar a implantação e o funcionamento dos sistemas e equipamentos destinados à minimização das dificuldades no setor. O mercado procura engenheiros ambientais que busquem justamente introduzir fatores de equilíbrio ambiental. Isso ocorre em obras civis, no desenvolvimento de processos industriais e no planejamento de áreas urbanas e rurais.

As principais chances de trabalho estão em centros de pesquisa, órgãos executores de gerenciamento e controle ambiental, organizações não-governamentais (ONGs), agências reguladoras de água, energia elétrica e vigilância sanitária, universidades e indústrias das mais variadas atividades. Empresas de consultoria privada e instituições encarregadas da definição de políticas públicas ambientais também são potenciais empregadores.


De modo geral, o que o mercado busca, além de competência técnica, são pessoas criativas, curiosas, com boa cultura humanista, habilidade para comunicar idéias e rapidez de raciocínio. Como o engenheiro ambiental vem sendo cada vez mais solicitado, características pessoais dentro do perfil desejado podem facilitar uma rápida inserção no mercado de trabalho.



Duração média:


5 anos

Salário Médio Inicial:
De R$ 3.500,00 a R$ 7.000,00.

Currículo mínimo:

Monitoramento Ambiental, Hidráulica, Cartografia, Sistemas de Gestão, Estudo de Solo, Análise de Impacto Ambiental, Cálculo, Desenho Técnico, Estatística, Aulas Práticas de Campo. 

Áreas de atuação:
Como ainda há poucos profissionais com formação universitária, as perspectivas para a carreira são as melhores. O mercado para o engenheiro ambiental é promissor, principalmente por causa das exigências legais de proteção ao meio ambiente. Empreendimentos que exigem avaliações de impacto ambiental, como usinas termoelétricas, indústrias de base e grandes obras de infraestrutura, buscam cada vez mais o especialista para o controle de poluição.

Há muita procura de engenheiro para a área de exploração de petróleo e gás. No setor privado, o profissional pode atuar em departamentos de planejamento e gestão ambiental de grandes indústrias. O engenheiro ambiental também trabalha em empresas de consultoria e auditoria ambiental, que atendem à demanda de serviços na indústria petrolífera.

Nenhum comentário:

Postar um comentário