Pesquisar este blog

7 de dezembro de 2010

A Origem do Petróleo - Parte II

Hoje pretendo dar continuidade ao que relatei no artigo denominado “A origem do petróleo – Parte I” viu que falei sobre a origem do petróleo, uma substância oleosa, inflamável, de cor escura e que é formado de matéria orgânica (restos de animais e vegetais) acumulados no fundo dos mares e oceanos durante milhões de anos. Para simplificar:

Vegetais = Gás Natural
Animais = Petróleo

Sua composição química é uma combinação de moléculas de carbono e hidrogênio, ou seja, de hidrocarbonetos. A pressão nas camadas sedimentares é o requisito fundamental que determina a qualidade das jazidas (reservatórios).

Significado
A palavra petróleo vem do latim Petra: pedra e Oleum: óleo e tem estado sempre presente na história da humanidade. Tem-se utilizado desse material desde tempos remotos para impermeabilizar e, principalmente, como combustível. Desde aqueles tempos, muito há mudado o uso deste valioso mineral, que longe de ser utilizado tão somente como combustível, tem seu uso em praticamente tudo que utilizamos modernamente.

História do Petróleo no Mundo
As primeiras tentativas aconteceram nos Estados Unidos com Edwin L. Drake, que lutou com diversas dificuldades técnicas, chegando até mesmo a ser chamado de "Drake, o louco". Após meses de perfuração, Drake encontrou o petróleo no dia 27 de agosto de 1859 no estado da Pensilvânia com uma profundidade de 21 metros, nada comparável com os 6.000m da época atual. Passado cinco anos, achavam-se constituídas nos Estados Unidos, nada menos que 543 companhias entregues ao novo e rendoso ramo de atividade.

História do Petróleo no Brasil
Já no Brasil a primeira sondagem foi realizada em São Paulo, entre 1892 e 1896, por Eugênio Ferreira de Camargo, quando este fez a primeira perfuração com 488 metros de profundidade, no entanto, o poço jorrou apenas água sulfurosa.

Foi somente em 1939 (21 de janeiro) que foi perfurado o primeiro poço terrestre sendo descoberto então o óleo de Lobato, subúrbio de Salvador, no estado da Bahia. Apesar da descoberta em pequena escala, o surgimento dessa nova riqueza incentivou a criação da Petrobras em 1953. Na década de 1960 novas medidas ampliaram o grau de atuação da Petrobras, o que levou a empresa a fazer a primeira perfuração em campos marítimos, (com 60 metros de profundidade), em 1969 na cidade de Guaricema, no estado de Sergipe.

Petróleo: Fonte de Energia
A invenção dos motores à gasolina e a diesel fez com que outros derivados, até então desprezados, passassem a ter novas aplicações.

Na indústria farmacêutica serviu de tônico cardíaco, remédio para cálculos renais, enquanto seu uso externo combatia dores, câimbras e outras moléstias. Na iluminação, as lâmpadas de querosene abriram novas perspectivas, devido seu baixo preço, ao homem do campo, que despertava com o sol e dormia ao escurecer. Naquela época era comum o uso de velas de cera, lâmpadas de óleo de baleia e iluminação por gás e carvão

Ao longo do tempo o petróleo foi se impondo como fonte de energia eficaz. Hoje, além de grande utilização dos seus derivados, com o advento da petroquímica, centenas de novos produtos foram surgindo, muitos deles diariamente utilizados, como plásticos, borrachas sintéticas, tintas, corantes, adesivos, solventes, detergentes, explosivos, cosméticos, etc. Com isso, o petróleo, além de produzir combustível e energia, passou a ser imprescindível a utilidades e comodidades da vida de hoje.

Mas isso é um assunto para outra ocasião. Espero que tenham gostado desse artigo, abraços!

Nenhum comentário:

Postar um comentário