É meus amigos está cada dia mais difícil de superar essa crise mundial do petróleo, haja vista que o barril do petróleo chegou a 28 dólares. Nos Estados Unidos, esse valor é inferior ao contêiner que o armazena. Lá, esse tipo de reservatório é vendido por cerca de US$ 50, quando adquirido em grande quantidade.
Na internet, já surgem as primeiras piadas insinuando que o óleo cru vale menos do que água Perrier (uma marca de luxo que vende o líquido a preços elevados) - cerca de US$ 0,98 por litro.
Estimativas de economistas sinalizam que os preços do barril de petróleo podem cair ainda mais. O motivo da queda abrupta é baixo crescimento da economia mundial combinado com a alta oferta do produto.
No Brasil, o custo do litro da gasolina não deve ser reduzido, apesar dos valores super baixos do petróleo adquirido pela Petrobras. A empresa detém o monopólio de produção e importação do produto e os preços são controlados pelo governo. O que na minha opinião é injusto, pois em outros países o preço da gasolina foi adequado a atual realidade. Infelizmente o mesmo não acontece em nosso país. Como bem já disse "os preços são controlados pelo governo".
Vale lembrar que há um custo destas petroleiras que estão mantendo a produção apesar dos prejuízos. Mas certamente elas estão 'queimando gordura' da época áurea, esperando por dias melhores.
Com a baixa nos preços do barril, a Petrobras deve aproveitar o momento para recompor o caixa perdido no período em que o óleo estava em alta no mercado mundial, além de compensar a crise interna por conta da operação Lava Jato.
Fonte: Revista Exame
Nenhum comentário:
Postar um comentário