A Prelude FLNG será a primeira e maior unidade de produção e liquefação de gás offshore do mundo.
A Shell Austrália, acaba de bater o martelo na ultima sexta feira, e
aprovar o grande projeto “Prelude FLNG”, que demandam investimentos na
ordem de 12 bilhões de dólares! A previsão é a entrada em operação até o
ano de 2017. Para a economia da Austrália o
projeto irá significar 45 bilhões de dólares na balança comercial o
desenvolvimento deste campo.
Sempre souberam que há muito gás e óleo na costa da Austrália, porem
condições climáticas, e a proibição de construção de oleodutos
submarinos, sempre tornou proibitiva a extração e produção dos
hidrocarbonetos naquele país. Mas a Shell junto com a Total da
França, e Inpex do Japão, desenvolveram um novo conceito de FPSO, que
na verdade é um FLNG-Floating Liquefied Natural Gas, esta unidade será a
maior já construída no mundo, e também será o maior objeto flutuante do
mundo.
A construção será feita nos estaleiros Samsung na Coreia do Sul, em
parceria com a Tecnip, que também fará a instalação da unidade no campo,
em lâmina d’água de 250 metros.
Projeto audacioso à prova de tufões Segundo a Shell, foram gastas mais
de 1.600.000 mil horas de pesquisas para chegar a este tipo de projeto, e
outra grande novidade esta no sistema de ancoragem. Segundo eles será o
mais reforçado já projetado, terá o mais
alto Turrent system, já instalado num navio, a escolha do sistema
Turrent foi decisiva, pois as condições climáticas na costa da Austrália
e Mar de Timor, não são nada agradáveis nas temporadas dos Tufões, e
por isso este projeto é feito para suportar Tufões
cat. 5 (a mais alta categoria), e poderá operar com navios LNG
aliviadores em condições de vento e correntes fortes. Dimensões Com 488
metros de comprimento, 74 metros de boca 600 mil toneladas quando em
carga total. Somente na construção serão usadas 260
mil toneladas de aço, 3 vezes mais aço do que usado na construção da
ponte Golden Gate. Cada esfera de armazenagem, terá o equivalente há 175
piscinas olímpicas. Será maior do que 4 campos de futebol.
Liquefação no mar
A grande vantagem do projeto, será a planta de liquefação que esta
unidade terá no convés, pois ai o gás poderá ser comprimido 600 vezes, à
uma temperatura de -162° Celsius. Com isso uma grande quantidade de gás
poderá ser armazenada nos tanques, e depois aliviada
para navios LNG (gaseiros), mas um revolucionário sistema irá usar água
gelada do mar para ajudar a reduzir mais espaço no convés, esta água
gelada irá circular em torno dos tanques, judando a manter baixa a
temperatura.
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