PARIS- FMC Technologies Incorporação de serviços de Petróleo e a rival francesa Technip SA decidiram se fundir, formando um novo 'jogador' importante em uma indústria de energia abalada por uma queda de quase dois anos dos preços do petróleo.
A fusão resultará em uma nova empresa chamada TechnipFMC com um valor de cerca de $13 bilhões no mercado. A empresa combinada tinha $20 bilhões em receitas no ano passado, superior a Baker Hughes. Será uma rival em potencial para as maiores empresas de serviços de petróleo do mundo, como Halliburton e Schlumberger.
A união reúne a experiência em engenharia e construção da Technip (com sede em Paris) com o sistema e equipamentos sumersos da FMC (com sede em Houston). A fusão está prevista para ser concluída no início de 2017.
O acordo vem depois de uma onda de combinações envolvendo empresas americanas que adquirem empresas europeias, movendo o domicílio fiscal fora dos EUA, a fim de se beneficiar dos impostos mais baixos.
Technip e FMC Technologies: Como eles se comportam
As ações da Technip subiram 6,3%, e fecharam em €49,30 ($55,30) em Paris nesta quinta-feira depois que o negócio foi anunciado. FMC estava em baixa com cerca de 4% ($27,48) no final das negociações em Nova York.
A FMC tem enfrentado uma baixa demanda por seus equipamentos subsea, devido o recuo das empresas com projetos caros de exploração e produção de águas profundas.
A Technip no verão passado disse que iria cortar cerca de 6.000 empregos em uma reestruturação projetada para economizar mais de $900 milhões em dois anos.\ A empresa disse que venderia ativos e fecharia alguns dos seus negócios na Europa, Ásia e Brasil.
Fonte: The Wall Street Journal