Pesquisar este blog

10 de dezembro de 2014

Certificado ou Conhecimento?

Hoje gostaria de abordar um assunto um tanto polêmico, mas que vale a pena discurtir sobre ele.
Quero começar com uma pergunta: O que as pessoas querem quando se matriculam em cursos? Certificado ou conhecimento?

 
Vasculhando pela internet, pude conferi um mercado (nada novo) de venda de certificados. Como eu mencionei, não é um 'negócio novo', mas confesso que fiquei estarrecido com as novidades que esse negócio oferece aos que o buscam (que me nego a chamar de estudante). É possível encontrar sites que vendem diversos certificados, com carga horária variada. E sabe o que é pior? Tem gente que compra.
 
Agora me diga: o que eles estão comprando? Materiais didáticos com páginas em branco? Cursos online com métodos e informações duvidosas? Talvez nem isso. O que se compra é apenas o papel e a 'cara de pau' de dizer: "fiz um curso X". O que essas pessoas pensam que ganham com isso?
 
Já foi o tempo em que ter um certificado pendurado na parede era status; hoje a realidade é bem outra, é preciso mostrar na prática (no dia a dia), que de fato a pessoa tem conhecimento. E é justamente por pensarem que podem 'comprar' que o mercado no Brasil está tão decadente.
 
É só olhar para alguns currículos e se espantar com as inúmeras ('falsas') qualificações, especializações, MBAs, cursos de idiomas, e todo um blá, blá, blá. Basta fazer um teste prático, aí se descobre que o portador daquele 'super' currículo não é tudo aquilo que ele se auto descreveu.
 
A culpa é de quem? Do certificado ou do conhecimento? Não se iluda por títulos e certificados, dê importância para o conhecimento e do resultado. Os melhores profissionais são aqueles que não se importam somente com o TER, mas sim com o SABER (com o conhecer).
 
Reflita: O que você quer para sua vida profissional?