Pesquisar este blog

3 de janeiro de 2011

Exploração da camada pré-sal pode beneficiar Porto de Santos


O Porto de Santos pode se beneficiar com a exploração de petróleo na camada pré-sal e atrair novos investimentos a partir de 2011. Esta é a opinião do presidente do Conselho de Autoridade Portuária (CAP) do maior porto do Hemisfério Sul, Sérgio Aquino.


"A exploração de petróleo na Bacia de Santos é uma nova oportunidade para o Porto de Santos e também para os demais municípios da região. Certamente a presença do maior porto do Hemisfério Sul foi fator relevante, para não dizer decisivo, no que se refere à presença da Petrobras em Santos”.

O especialista em assuntos portuários lembra que grandes portos no mundo têm as atividades ligadas ao petróleo como estratégicas e dedicam áreas específicas de seus complexos logísticos para o desenvolvimento dos serviços correlatos.

"Refinarias, tancagens, polos petroquímicos e atividades offshore são valorizados. Por conta disso, as atividades de apoio offshore e estaleiros industriais ou de manutenção apresentam-se como grandes oportunidades para o Porto de Santos. Não podemos repetir os erros do passado, mas sim planejar o Porto de Santos de forma responsável."

Fonte: Porto Gente

Explosão fere dois na Fafen-SE

Um vazamento de gás seguido de incêndio na planta de produção de amônia da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados de Sergipe (Fafen-SE) deixou dois trabalhadores feridos. O funcionário da Petrobras José Almir Santana está internado na Unidade de Tratamento de Queimados (UTQ) do Hospital de Urgência de Sergipe (HUSE).
 
O segundo trabalhador pertence à empresa terceirizada Engemar e teria tido lesões ao pular de uma altura de 8 m na tentativa de se livrar das chamas.

A Petrobras informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que a planta foi retirada de operação e o incêndio foi controlado imediatamente. Ainda de acordo com a empresa, os dois colaboradores receberam o atendimento de primeiros socorros na unidade e foram imediatamente encaminhados para atendimento especializado em hospitais da capital.
A petroleira informa ainda que também está prestando a assistência necessária aos familiares dos trabalhadores.

Fonte: Energia Hoje