O Porto de Santos pode se beneficiar com a exploração de petróleo na camada pré-sal e atrair novos investimentos a partir de 2011. Esta é a opinião do presidente do Conselho de Autoridade Portuária (CAP) do maior porto do Hemisfério Sul, Sérgio Aquino.
* Pré-sal impulsionará indústria naval brasileira
* Futuro do ABC paulista está no pré-sal e no Porto de Santos
* Governo de São Paulo lança programa para aproveitar onda de investimentos
* Futuro do ABC paulista está no pré-sal e no Porto de Santos
* Governo de São Paulo lança programa para aproveitar onda de investimentos
"A exploração de petróleo na Bacia de Santos é uma nova oportunidade para o Porto de Santos e também para os demais municípios da região. Certamente a presença do maior porto do Hemisfério Sul foi fator relevante, para não dizer decisivo, no que se refere à presença da Petrobras em Santos”.
O especialista em assuntos portuários lembra que grandes portos no mundo têm as atividades ligadas ao petróleo como estratégicas e dedicam áreas específicas de seus complexos logísticos para o desenvolvimento dos serviços correlatos.
"Refinarias, tancagens, polos petroquímicos e atividades offshore são valorizados. Por conta disso, as atividades de apoio offshore e estaleiros industriais ou de manutenção apresentam-se como grandes oportunidades para o Porto de Santos. Não podemos repetir os erros do passado, mas sim planejar o Porto de Santos de forma responsável."
Fonte: Porto Gente