Pesquisar este blog

29 de outubro de 2010

Nova Descoberta no Piauí


Um poço de gás natural estaria na Bacia do rio Parnaíba e teria capacidade de produção equivalente à metade do que o Brasil importa da Bolívia.

Após anunciar a descoberta de petróleo de alta qualidade em novos poços em águas profundas no mar de Sergipe, a Petrobrás procura ampliar seus negócios na região Nordeste, desta vez em terra firme. Um dos poços de gás natural estaria na bacia do rio Parnaíba entre Piauí e Maranhão e teria capacidade de produção equivalente à metade do que o Brasil importa da Bolívia.

"Abrimos uma nova frente exploratória", comemorou o gerente executivo de exploração da Petrobrás, Mário Carminatti. A empresa inicia no ano que vem a busca por outra fronteira petrolífera, dessa vez na chamada margem equatorial brasileira, que compreende os Estados de Ceará, Piauí, Maranhão e Pará. A empresa conclui a avaliação de estudos sísmicos referentes a blocos na região e inicia, já em 2011, uma campanha de perfuração de poços.

"O triênio 2011/2012/2013 será muito acelerado com relação a perfurações na margem equatorial brasileira", comentou Carminatti. Para o Ceará, por exemplo, estão previstos pelo menos dois poços para o ano que vem. A margem equatorial tem pouco histórico de atividade de exploração de petróleo, por causa do foco da Petrobrás, nas últimas décadas, em ampliar a produção das províncias petrolíferas da Região Sudeste, em busca da autossuficiência na produção de petróleo.


Atualmente, o Nordeste tem grande atividade petrolífera apenas em terra, em bacias já exploradas desde antes da descoberta das primeiras reservas gigantes de petróleo na Bacia de Campos. Sergipe, por exemplo, produz quatro vezes mais petróleo em terra do que no mar, segundo dados compilados pela ANP, que incluem também a produção de companhias privadas.

Além de Sergipe e Ceará, porém, é crescente a atividade em outras bacias marítimas, como Pará-Maranhão, onde Petrobrás e OGX têm concessões. Com base em relatório da consultoria DeGolyer & McNaughton, a empresa de Eike Batista acredita ter reservas em torno de 447 milhões de barris de óleo equivalente (somado ao gás) em suas cinco concessões naquela bacia.

DESCOBERTAS

Bacia do Parnaíba
A OGX anunciou, no dia 12 de agosto, a descoberta de gás natural em um bloco terrestre na bacia, no Maranhão, com potencial. Segundo Eike Batista, a região tem potencial para produzir até 15 milhões de metros cúbicos por dia, metade do volume importado da Bolívia.


Bacia do São Francisco
No início de setembro, a Orteng anunciou sua primeira descoberta na bacia mineira, até hoje com pouca atividade exploratória. Não há dados sobre reservas, mas a companhia demonstrou otimismo com o sucesso da perfuração. A Petrobrás também prepara poços no local.


Bacia de Sergipe-Alagoas
A Petrobrás anunciou ontem a descoberta em águas profundas na bacia de Sergipe-Alagoas, a primeira desse tipo na região. Para a empresa, trata-se da mais nova fronteira exploratória do País.

Fonte: Estadão

Objetivo do Blog

Pessoal, espero contribuir de alguma maneira com conhecimentos da indústria petrolífera. Aqui você que não sabe muito sobre o mundo do petróleo poderá conhecer sua geologia, origem, formação, exploração, perfuração de poços, produção, refino e derivados do petróleo, entre outros assuntos adicionais. Espero contribuir para o crescimento profissional de outros através deste blog, assim como aguardo colaboração para o crescimento deste espaço de interação.
Grande abraço!